Neilton Carvalho

Recifense, músico, artista plástico, designer gráfico, curador, pesquisador, desenvolvedor eletrônico de amplificadores para instrumentos musicais. Formado em artes gráficas na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam). É guitarrista da banda de punk rock Devotos desde 1989, liderança comunitária importante no Alto José do Pinho, um bairro popular da zona norte do Recife. Como artista visual e designer, Neilton Carvalho também ilustrou diversas capas de discos, sites e DVDs de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Cascabulho, Academia da Berlinda, The Baggios, Ave Sangria, Fernandes, Mamylove (cantora africana de Burkina Faso radicada na França), entre outros. Acumula três exposições individuais no currículo. Sua primeira individual, “Imagens puras” (2004), consiste numa série de pinturas de personagens e cenas que via no entorno de onde mora, Alto José do Pinho, periferia de Recife. São imagens que revelam situações de vulnerabilidade, potencializadas pelas pinceladas fortes e críticas do artista. A segunda, “Visões Em Tom de Preto” (2010), é uma exposição com obras onde o artista expõe seu diário de imagens, no lugar de escrever ele desenhava, e finalizada em nanquim e bico pena. A terceira, "A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos” (2018), contou curadoria própria, expondo as três décadas de resistência da banda, por meio do material artístico, como capas, encartes de CDs e cenografia de palco que ele sempre assinou para a banda. Neilton ainda é um dos fundadores do Grupo de Pesquisa de Tecnologias Mortas, o Altovolts. Desde 2006, o grupo estuda/pesquisa e desenvolve linhas de amplificadores e efeitos feitos à mão para instrumentos musicais, atendendo músicos de todo o Brasil. Hoje, nas artes visuais produz em várias técnicas, como tinta acrílica, óleo, nanquim, aquarela, bico de pena e também com as novas tendências do mundo digital, pelos softwares e apps, expressando narrativas universais e, ao mesmo tempo, expondo a situação de exclusão social dos bairros da periferia de Recife e do mundo.