ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro da programação de eventos e exposições da Arte Plural Galeria. Digite seu email abaixo:

Exposição do artista Maurício Arraes “O Silêncio do Bairro”.

04/06/2019 até 10/08/2019

Mapa não está disponível

Date/Time
Date(s) - 04/06/2019 - 10/08/2019
12:00 am

Categories


O mundo cru e simples de Maurício Arraes em “O Silêncio do Bairro”

Nova exposição do artista, na Arte Plural Galeria, na terça-feira (04/06), consagra 41 anos dedicados à arte. 

Em 41 anos de trajetória nas Artes Plásticas, Maurício Arraes segue em constante aperfeiçoamento e renovação. Na terça-feira (04/06), ele inaugura em vernissage para convidados a sua mais nova exposição na Arte Plural Galeria – “O Silêncio do Bairro” com 32 quadros que refletem sobre uma arte crua, sincera e enxuta, que comunica a melancolia de espaços vazios e pessoas quase invisíveis do cotidiano.

O artista comenta que a exposição vem sendo gestada há aproximadamente três anos, época em que realizou sua última exposição. De lá prá cá, paisagens de bairros periféricos do Recife, além de contextos do Agreste e do Sertão, o inspiraram a apresentar cenários de uma forma diferente. “O subúrbio e a periferia sempre foram temáticas da minha pintura. Mas agora, essa influência caminha para imagens mais silenciosas e reflexivas, menos ruidosas”, explica ele.

Entre pinturas em tinta acrílica e desenhos, ele expõe desde quadros menores, de 30x60cm, até painéis de 1,70x1m. Nas telas vê-se paisagens bucólicas, placas com dizeres banais, animais de rua, centros urbanos quase desertos, paredes e estruturas de construções, figuras humanas em momentos corriqueiros, aparentemente irrelevantes, mas que revelam sentimentos e sensações. Tudo isso fruto da mente criativa do artista em sua interação com o mundo, na tentativa de questionar a poética do dia a dia.

“Foi um processo de construção lento. É uma pintura cujo ponto de partida é mais fruto da criação da mente do que da observação. São várias cenas cotidianas que inspiram a cena de apenas um quadro”, comenta Maurício. Júlio Cavani, que faz a curadoria da mostra, classifica que a produção de Arraes vem tomando novas proporções, abrindo margem para reflexões a nível artístico e social. Com base no que vê, pensa e sente, o artista exprime na pintura um universo de sensações que tem o silêncio e o vazio como pontos de partida.

“O Silêncio do Bairro” abre ao público geral a partir de 05 de junho e permanece em exposição na Arte Plural Galeria até 10 de agosto, com entrada gratuita.

SERVIÇO:

Exposição “O Silêncio do Bairro”, de Maurício Arraes

Estreia: terça-feira, 04 de junho de 2019, às 19h (vernissage para convidados)

Visitação pública de 05/06 a 10/08, sempre de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h

Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)

Entrada gratuita.

Mais informações: (81) 3424-4431