ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro da programação de eventos e exposições da Arte Plural Galeria. Digite seu email abaixo:

Exposição: Fotografias de João Urban em Pernambuco, A Paisagem e o Sagrado.

10/03/2020 até 30/04/2020

Mapa não está disponível

Date/Time
Date(s) - 10/03/2020 - 30/04/2020
12:00 am

Categories


João Urban traz ao Recife, pela Arte Plural Galeria, uma exposição com duas séries fotográficas da sua produção em Pernambuco:

“A Paisagem e o Sagrado”

Na primeira sala, teremos a série de “paisagens” com curadoria de Fred Jordão, são 13 fotografias sobre o seu olhar de um caminhante pelos rios e arrabaldes, várzeas e pontes, um singelo contraste entre a cidade do mangue e a delicadeza de seus detalhes espalhados pelos muros, quintais, fachadas, janelas e suas árvores. Símbolos sagrados da sua gente mais potente. Mais pernambucano, impossível.

João Urban é uma das grandes referências da fotografia documental no Brasil. Expôs em vários lugares do mundo. Cuba, Veneza, México, Polônia, China, França… Tem livros icônicos, publicados na Alemanha e no Brasil, além de ganhar os prêmios JP Morgan, e a Bolsa de Pesquisas Vittae. As fotografias de João fazem parte das principais coleções e acervos sobre a fotografia Brasilianista. João Urban é um Mestre da fotografia Brasileira.

Na segunda sala, com curadoria de Jussara Salazar, também composta por 13 fotografias, João Urban, explora o candomblé e faz de um retorno às raízes mais profundas.

“Hoje, quando vivemos um momento em que a intolerância religiosa se apresenta de forma violenta em ataques aos terreiros e casas de culto afro-religiosos, esse conjunto de fotos significam uma atitude não apenas de resistência, mas também de respeito que João Urban propõe como o fotógrafo que desde sempre se irmanou com todas as lutas pela dignidade humana, produzindo suas imagens e sempre ombro a ombro no diálogo com o povo das ruas e nas comunidades populares. Sua passagem por Recife, portanto, traduz-se num rito único e solidário. E se reflete em não apenas um, mas em todos os terreiros e caminhadas de luta empreendidas pelo “povo do santo”. Asé!” Trecho curatorial por Jussara Salazar.

SERVIÇO:

Exposição: Fotografias de João Urban em Pernambuco, A Paisagem e o Sagrado.
Curadoria de Fred Jordão

Texto Curatorial: Fred Jordão e Jussara Salazar

Estreia: terça-feira, 10 de Março de 2020, às 19h (vernissage para convidados).
Visitação pública de 11/03 a 18/04, sempre de terça a sexta-feira, das 13h às 19h, e aos sábados das 14h às 18h
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)
Entrada gratuita.
Mais informações: (81) 3424-4431

.

Acesso o catálogo da exposição no link abaixo:

apg_expo_joao_urban_catalogo_v5