18/Nov/2017 a 09/Dez/2017

Arte Pernambucana moderna e contemporânea

com Raul Córdula

HISTÓRIA DA ARTE PERNAMBUCANA – MODERNA E CONTEMPORÂNEA

A Arte Plural Galeria oferece ao público das artes visuais o curso Arte Moderna e Contemporânea em Pernambuco, ministrado pelo artista e curador Raul Córdula que o projetou para ocupar o vazio da formação de público específico formado por todos os interessados, de alunos a professores universitários, aos professores de educação artística, escritores, jornalistas, artista, arquitetos e quem mais se interessar pelo assunto. O único requisito é ser maior de idade.
O curso se desenvolve numa linha do tempo a partir da passagem dos séculos XIX e XX, iniciando com a leitura das imagens do pintor paisagista Teles Júnior, precursor do modernismo no Recife, continua pela participação de Vicente do Rego Monteiro na exposição que marcou a Semana de Arte Moderna de 1922 e a consequente reação pernambucana dos intelectuais liderados por Gilberto Freyre através do Manifesto Regionalista, se estende com grupo que propôs a criação da Escola de Belas Artes e seus antagonistas do Grupo dos Independentes, liderado por Augusto Rodrigues.
Na continuidade serão apresentadas trajetórias de artistas como Abelardo da Hora que liderou a “Sociedade de Arte Moderna” e o “Atelier Coletivo do Recife” que teve a participação de Gilvan Samico, José Cláudio, Francisco Brennand, Guita Charifker, Adão Pinheiro e Bernardo Dimenstein, entre outros.
Olinda vem em seguida desde seus primórdios quando Montez Magno, Anchyses Azevedo e Adão Pinheiro se instalaram lá. Posteriormente Adão, Ypiranga Filho, Tiago Amorim, José Barbosa e Guita Charifker criaram e conduziram o Movimento da Ribeira. De Olinda também foi a Oficina Guaianases de Gravura e o festival “Olinda Arte em Toda Parte”.
O curso prossegue com a introdução da arte contemporânea que se inicia aqui com os coletivos “Carasparanabuco”, “Quarta Zona de Arte”, Grupo Camelo e outros.
O curso é ilustrado com imagens de obras de dezenas de artistas, todas elas comentadas, numa sequência temporal que chega à atualidade.
Raul Córdula

Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)
Datas: sábados 18 e 25 de novembro e sábados 02 e 09 de dezembro 2017
Horário: das 16:00 às 18:30

Vagas limitadas a 10 pessoas
Valor: R$ 400,00
Informações: (81) 3424-4431 / (81) 98861-7198 / contato@artepluralgaleria.com.br